Os ‘Ventos da América Latina’, por Raquel Ochoa

‘Latin America’s winds’, by Raquel Ochoa

Raquel Baltazar y Rita Amorim. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas / CAPP (Universidade de Lisboa) (Portugal)

RESUMEN

Este artigo analisa O Vento dos Outros (2012), de Raquel Ochoa, uma autora Portuguesa contemporânea que apresenta um conjunto de crónicas de viagem da América Central à América do Sul, numa narrativa de olhar feminista em questionamento identitário com o Outro local. Apaixonada pela escrita e pelas viagens, a autora vagueia sem rumo como o vento pelos Andes desde a Costa Rica até à Patagónia na Argentina com o objetivo de uma imersão cultural afastando-se de um périplo mais comercial. Inserindo-se na literatura de viagens a procura do(s) outro(s) revela a alteridade e traça um retrato crítico das difíceis condições de vida dos povos da América Latina, resultantes dos processos de colonização e de globalização. Os encontros e aventuras pessoais misturam-se numa literatura dos sentidos revelando as paisagens, as gentes e os ventos da América Latina a partir de uma perspetiva transatlântica.

ABSTRACT

This article analyzes The Wind of Others (2012), by Raquel Ochoa, a contemporary Portuguese author who presents a set of travel chronicles through Central and South America, from a feminine perspective in search of identity and questioning the native Other. Passionate about writing and travelling, the author wanders aimlessly like the wind through the Andes from Costa Rica to Patagonia in Argentina to emerge in the local culture away from the more commercial tours. As part of travel literature, the search for the Other(s) reveals alterity and traces a critical portrait of the plight of the peoples of Latin America, which result from the processes of colonization and globalization. The personal encounters and adventures blend in a literature of the senses revealing the landscapes, the peoples and the winds of Latin America from a transatlantic perspective.

PALABRAS CLAVE /KEYWORDS

Raquel Ochoa, estudos transatlânticos, literatura de
viagens, crónicas, América Latina

Raquel Ochoa, Transatlantic Studies, Travel Literature,